Evento mundial onde todos os trens e locomotivas do mundo apitaram/buzinaram juntos para lembrar ao mundo a importância que o transporte ferroviário tem, por ser um transporte limpo, o video foi feito na plataforma 2 da Central do Brasil.
Bem-vindo!
Prezado Colaborador, Seguidor ou Visitante, seja bem-vindo!
Este é mais um canal para prosseguirmos com nossa luta por melhores condições no transporte ferroviário do Rio de Janeiro. Sinta-se à vontade para realizar comentários nos posts do blog e nos enviar sugestões.
Contamos com a sua contribuição.
Saudações, Equipe do TrensUrbanosRJ.
Este é mais um canal para prosseguirmos com nossa luta por melhores condições no transporte ferroviário do Rio de Janeiro. Sinta-se à vontade para realizar comentários nos posts do blog e nos enviar sugestões.
Contamos com a sua contribuição.
Saudações, Equipe do TrensUrbanosRJ.
E-mail: trensurbanosrj@gmail.com
Notícia em Destaque
quarta-feira, 20 de junho de 2012
#Vídeo do Apitaço #Rio20
#Vídeo - Apitaço
Evento mundial onde todos os trens e locomotivas do mundo apitaram/buzinaram juntos para lembrar ao mundo a importância que o transporte ferroviário tem, por ser um transporte limpo, o video foi feito na plataforma 2 da Central do Brasil.
Evento mundial onde todos os trens e locomotivas do mundo apitaram/buzinaram juntos para lembrar ao mundo a importância que o transporte ferroviário tem, por ser um transporte limpo, o video foi feito na plataforma 2 da Central do Brasil.
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Parceria irá doar 2 mil bicicletas para usuários de trens
Uma parceria entre o governo do Estado do Rio de Janeiro e a concessionária dos trens, a Supervia, negocia um financiamento junto ao Banco Mundial para adquirir, até o final do ano, 2 mil bicicletas para serem doadas a usuários de trens dos ramais Japeri e Saracuruna, áreas da Baixada Fluminense, onde esse tipo de transporte é mais usual.
A intenção é incentivar os passageiros que pegam trem para vir trabalhar no Rio a usar a bicicleta até a estação e guardá-la em um bicicletário antes de embarcar.
"A mobilidade com bicicleta, que foi tratada como uma brincadeira durante muito tempo, é algo sério e capaz de ter uma participação real e de qualidade no sistema de deslocamento de pessoas. O que estamos mostrando com o programa Rio Estado da Bicicleta é que este veículo não poluente pode ser um elemento integrador com o trem, facilitando o deslocamento dos usuários de casa até a estação e vice-versa", afirmou o secretário de Transportes, Julio Lopes.
De acordo com Lopes, a meta é elevar o índice atual de deslocamento por bicicleta de 5% para 10% até a Olimpíada de 2016. Ele citou que o uso desse meio de transporte está em expansão no mundo, em especial na Europa, chegando a 40% na Holanda e em países da Escandinávia e quase a 20% na França. No Estado do Rio, além de concessionárias de serviço público de transportes de massa, a secretaria trabalha projetos de implantação de ciclovias e bicicletários com muitos municípios fluminenses.
Ontem, Lopes e o presidente da SuperVia, Carlos José Cunha, participaram de um passeio ciclístico em Paracambi, na Baixada Fluminense, com moradores que ganharam 550 bicicletas do programa da concessionária denominado O Trem Passa na Sua Porta. Os usuários do ramal Japeri concorreram às bicicletas respondendo a pergunta: Por que integrar trem mais bicicleta? Quem fez as frases mais criativas levou uma bicicleta. Os ciclistas vencedores saíram com o novo veículo do centro de Paracambi em um percurso de 23 km pela área urbana e rural do município.
Em 19/06 a @supervia_trens vai apitar na #rio20, em favor do transporte ferroviário.
Rio +20: ‘Apito do Rio’
Será realizado no dia 19 de junho, às 20h, o “Apito do Rio”, momento em que locomotivas do mundo inteiro apitarão para chamar a atenção da sociedade mundial sobre a importância e a relevância do transporte ,ferroviário na busca pelo desenvolvimento sustentável. O “apitaço” acontecerá durante a Rio +20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada no Rio de Janeiro entre 13 e 22 de junho. No Rio será utilizado um apito de locomotiva a vapor, cedido pela ABPF de São Paulo, que será acionado durante uma recepção oferecida pela UIC.
A UIC (União Internacional das Ferrovias), organização mundial para a cooperação entre as companhias do setor ferroviário, vai participar das atividades da Rio + 20 e organiza o “Apito do Rio”. A entidade está conversando com as operadoras ferroviárias para que elas informem aos seus funcionários o horário e data da mobilização, ressaltando a importância da iniciativa. A expectativa é que todas as ferrovias brasileiras participem do ato.
Para mais informações sobre a conferência Rio + 20, acesse o site: www.rio20.gov.br
sexta-feira, 15 de junho de 2012
Secretário estadual de Transportes vai distribuir 500 ‘magrelas’ no domingo, e @supervia_trens vai construir bicicletários.
Bicicletas serão distribuídas na Baixada para estimular transporte limpo
Rio - Os caminhos que levam à sustentabilidade vão passar por Japeri e Engenheiro Pedreira, na Baixada Fluminense. Mais precisamente nas estações da SuperVia trem das duas cidades, onde estão em construção novos bicicletários, com 800 vagas em cada um deles.
Para incentivar a população a pedalar de casa até a plataforma do trem, a concessionária e o governo do estado vão distribuir 500 ‘magrelas’ no domingo, durante passeio em Paracambi, na Baixada.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, no evento Megacidades, no Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, como parte da programação da Rio+20. Outros meios de transporte ‘verdes’ apresentados ontem pelo Brasil são um ônibus e um trem que usam energia limpa.
O coletivo de hidrogênio, criado pela Coppe/UFRJ, já está pronto para comercialização, e o primeiro trem de levitação magnética do Brasil será objeto de convênio formalizado hoje entre a Coppe e o BNDES. O veículo Maglev-Cobra fará percurso de 200 metros dentro da Ilha do Fundão.
Dentro do programa o Trem Passa na Sua Porta, os usuários da SuperVia concorreram às bicicletas respondendo ‘Por que integrar trem mais bicicleta?’. Quem fez as frases mais criativas levou o prêmio. O primeiro lugar ficará com uma bicicleta elétrica. “Todos os dias pego ônibus da minha casa até a estação.
Com a bicicleta, vou ter economia grande e usarei esse dinheiro para meu casamento. Sonho em casar na Igreja. Não tinha de onde cortar custos”, disse Luiz Alberto Rodrigues, morador de Engenheiro Pedreira, um dos ganhadores.
No domingo, os 500 partirão com seus novos veículos da estação ferroviária de Paracambi em percurso de 23 quilômetros pela área urbana e rural, visitando pontos históricos.
Notícia completa: http://odia.ig.com.br/portal/rio/bicicletas-ser%C3%A3o-distribu%C3%ADdas-na-baixada-para-estimular-transporte-limpo-1.452377
Perigo na Plataforma do Japeri na Central do Brasil
quinta-feira, 14 de junho de 2012
#Novidade - Comente em nosso blog utilizando sua conta do Facebook
Implementamos em nosso blog a facilidade de comentar os posts através de sua conta do Facebook, basta estar logado.
Ao comentar no blog do TrensUrbanosRJ com sua conta do Facebook, você estará expondo sua opinião para um número maior de pessoas, aumentando a divulgação dos problemas causados pela Supervia e Metrô Rio.
Sinta-se a vontade para realizar comentários nos posts e também nos enviar opiniões. A sua participação é muito importante!
terça-feira, 12 de junho de 2012
Carro e trem da @SuperVia_trens colidem no ramal Belford Roxo
Rio - Um carro de passeio e um trem da SuperVia colidiram por volta das 8h30 desta terça-feira próximo à estação Pavuna/São joão de meriti, do ramal Belford Roxo. Segundo a concessionária, o acidente ocorreu na passagem de nível regularizada e sinalizada e não deixou feridos. O trem, que partiu da Central do Brasil, pôde seguir viagem e será vistoriado em Belford Roxo. O abalroamento não afetou a circulação dos trens. O Núcleo de Policiamento Ferroviário (NPFer) chegou a ser acionado.
Em nota, a SuperVia afirma que mantém todas as passagens de nível oficiais devidamente sinalizadas com comunicação semafórica e sonora em perfeito funcionamento, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Também adota como norma a velocidade reduzida para 30 km/h para tráfego de trens nesses locais.
A concessionária ressalta que o motorista que desrespeita a sinalização da linha férrea comete infração gravíssima, segundo o Artigo 212 da Lei 9503/97, com multa prevista de 180 UFIRs. O Inciso XII, do Artigo 29, prevê que “os veículos que se deslocam sobre trilhos terão preferência de passagem sobre os demais, respeitadas as normas de circulação”.
Segundo acidente em 24 horas
Nove pessoas ficaram feridas após um acidente entre um ônibus e um trem de manutenção da Supervia na noite desta segunda-feira, em Honório Gurgel, Zona Norte da cidade. Por volta das 22h15 um ônibus colidiu contra um trem de manutenção na passagem de nível de Aurélio Val Porto, na reta de Honório Gurgel, próximo à estação Deodoro. De acordo com a Supervia, a passagem de nível é regularizada e sinalizada. A rua permaneceu fechada aos motoristas por cerca de cinco horas.
Devido ao choque, nove pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas pelo Núcleo de Policiamento Ferroviário (NPFer) e por bombeiros do quartel de Guadalupe para os hospitais Carlos Chagas, em Marechal Hermes e para o Albert Schweitzer, em Realengo. Ainda não há informaçoes a respeito do estado de saúde das vítimas. O acidente também não afetou a circulação.
domingo, 3 de junho de 2012
Integração entre BRT e @supervia_trens será de R$ 3,95
O corredor expresso BRT (Bus Rapid Transit), que vai ligar Santa Cruz a Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, vai tirar 26 linhas convencionais de circulação entre os bairros. A primeira fase, que será apenas para adaptação dos usuários, vai começar na próxima quarta-feira (6), entre as estações Pingo D’água e Alvorada, com 11 veículos. Nesta etapa, serão abertas nove estações e o serviço funcionará fora dos horários de pico (entre 10h e 15h), de domingo a segunda-feira.
Segundo o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, não há um prazo definido para os ônibus convencionais pararem de circular.
- Os ônibus permanecerão circulando até que todo o sistema seja implantado. A nossa estratégia é manter este serviço até que ele não seja mais necessário, até que as pessoas estejam adaptadas ao BRT.
O prefeito Eduardo Paes fez questão de frisar que o corredor expresso só estará funcionando completamente em dois meses e que esta primeira fase é um período de adaptação.
- O processo será implementado aos poucos para que o usuário entenda como funciona o BRT. Por isso, faremos o trabalho de forma gradual, para que tudo seja feito com muita segurança.
Segundo a prefeitura, o intervalo estimado entre os ônibus articulados da linha Pingo D’água-Alvorada (serviço parador) nesta fase de adaptação será de 10 minutos.
Os ônibus, que receberam o apelido de Ligeirões, vão trafegar em vias exclusivas. A estimativa é de que o tempo da viagem entre a Barra e Santa Cruz, que atualmente é de duas horas e meia , seja reduzido pela metade, em aproximadamente uma hora.
O serviço atenderá cerca de 120 mil passageiros por dia. No total, serão 116 veículos em toda a zona oeste, sendo 91 apenas para Santa Cruz. Os ônibus do BRT vão substituir os 251 que circulam atualmente na região.
Tarifas
Segundo o secretário municipal de Transportes do Rio, Alexandre Sansão, não há um prazo definido para os ônibus convencionais pararem de circular.
- Os ônibus permanecerão circulando até que todo o sistema seja implantado. A nossa estratégia é manter este serviço até que ele não seja mais necessário, até que as pessoas estejam adaptadas ao BRT.
O prefeito Eduardo Paes fez questão de frisar que o corredor expresso só estará funcionando completamente em dois meses e que esta primeira fase é um período de adaptação.
- O processo será implementado aos poucos para que o usuário entenda como funciona o BRT. Por isso, faremos o trabalho de forma gradual, para que tudo seja feito com muita segurança.
Segundo a prefeitura, o intervalo estimado entre os ônibus articulados da linha Pingo D’água-Alvorada (serviço parador) nesta fase de adaptação será de 10 minutos.
Os ônibus, que receberam o apelido de Ligeirões, vão trafegar em vias exclusivas. A estimativa é de que o tempo da viagem entre a Barra e Santa Cruz, que atualmente é de duas horas e meia , seja reduzido pela metade, em aproximadamente uma hora.
O serviço atenderá cerca de 120 mil passageiros por dia. No total, serão 116 veículos em toda a zona oeste, sendo 91 apenas para Santa Cruz. Os ônibus do BRT vão substituir os 251 que circulam atualmente na região.
Tarifas
A tarifa deste serviço será de R$ 2,75, com direito às integrações do Bilhete Único Crioca. Dentro do período de duas horas, o passageiro poderá realizar até três viagens de ônibus ao custo de uma passagem, se o BRT for o segundo deslocamento.
A integração com os trens da SuperVia (empresa que administra os trens no Rio) será de R$ 3,95, com direito ao uso de uma linha alimentadora do BRT e a integração com os ônibus de linhas intermunicipais terá tarifa de R$ 4,95, incluindo ainda uma viagem em linha alimentadora do BRT.
Passageiros serão orientados nas estações
Segundo Sansão, os usuários do BRT receberão folhetos informativos nas estações e dentro dos ônibus das linhas alimentadoras com esclarecimentos de como funcionará o novo sistema.
- Haverá pessoas em todas as estações distribuindo folhetos que informam os serviços e orientadores ao longo das linhas alimentadoras.
O que são as linhas alimentadoras?
As linhas alimentadoras do BRT são linhas de ônibus convencionais que partem de bairros não atendidos diretamente pelo traçado do BRT e que chegarão às estações do sistema. Uma viagem envolvendo uma linha alimentadora e o BRT custará R$ 2,75, como já acontece no Bilhete Único Carioca. Elas podem ser indentificadas porque os ônibus terão o mesmo padrão visual dos articulados do BRT e ainda possuem uma letra A após o número da linha.
Segundo Sansão, os usuários do BRT receberão folhetos informativos nas estações e dentro dos ônibus das linhas alimentadoras com esclarecimentos de como funcionará o novo sistema.
- Haverá pessoas em todas as estações distribuindo folhetos que informam os serviços e orientadores ao longo das linhas alimentadoras.
O que são as linhas alimentadoras?
As linhas alimentadoras do BRT são linhas de ônibus convencionais que partem de bairros não atendidos diretamente pelo traçado do BRT e que chegarão às estações do sistema. Uma viagem envolvendo uma linha alimentadora e o BRT custará R$ 2,75, como já acontece no Bilhete Único Carioca. Elas podem ser indentificadas porque os ônibus terão o mesmo padrão visual dos articulados do BRT e ainda possuem uma letra A após o número da linha.
sexta-feira, 1 de junho de 2012
#Notícia - Com sete trens novos, @SuperVia_trens oferece mais 50 mil lugares por dia
Oitavo trem chinês de uma série de 30 entrará em circulação na próxima semana. Até outubro todos estarão funcionando
Os sete trens chineses novos, já em circulação no Rio de Janeiro, estão proporcionando diariamente mais 50 mil lugares aos passageiros da SuperVia no ramal Deodoro. Esse número continuará crescendo na próxima semana, com a entrada em circulação do oitavo trem chinês de uma série de 30 que serão integrados à frota da SuperVia até outubro deste ano.
Cada trem chinês, composto por quatro carros com ar condicionado, TVs e letreiros em LED, bagageiro, proteção acústica e câmeras de vigilância, entre outros itens de conforto e segurança, pode transportar até 800 passageiros por viagem.
Na semana passada, a SuperVia também acrescentou uma oferta de 26 mil lugares em sua programação de trens aos sábados. A medida melhora o fluxo de passageiros, e foi alcançada com a readequação dos horários dos ramais Japeri, Santa Cruz e Deodoro. A nova programação conta com um período maior de circulação dos trens semi-diretos (ramais Santa Cruz e Japeri) e a adição de viagens no ramal Deodoro.
Os trens chineses são parte de um programa de transformação do sistema de transporte ferroviário do Rio de Janeiro. São investimentos de R$ 2,4 bilhões, divididos meio a meio entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a nova gestão da SuperVia, desde o ano passado sob controle da Odebrecht Transport, empresa de mobilidade urbana, transporte e logística da Odebrecht S.A..
Os 30 trens chineses novos foram adquiridos pelo Governo do Estado, que este ano fez licitação para comprar outras 60 composições. Caberá à SuperVia adquirir mais 30 trens novos até 2016 e reformar 73 de sua atual frota de 160 composições. A previsão é a de que até 2014 todos os trens da SuperVia terão ar condicionado – atualmente, 41 oferecem este conforto.
Dentro do mesmo programa que nos próximos quatro anos transformará os trens do Rio de Janeiro em moderno metrô de superfície, a SuperVia construiu e colocou em funcionamento em janeiro deste ano um novo Centro de Controle Operacional, que permite mais agilidade em toda a malha ferroviária. Além disso, um novo sistema de sinalização automática na via férrea e nos trens já está sendo instalado e testado. Até o final do ano estará funcionando no ramal Deodoro, e no próximo ano em todos os demais ramais. Com esse novo sistema de sinalização, o intervalo entre os trens no horário de pico diminuirá de seis para três minutos.[6]
Com sua malha viária de 270 km e média por dia útil de 540 mil passageiros, a SuperVia faz atualmente 765 viagens por dia entre as suas 99 estações (a centésima está sendo construída no Corte 8, em Duque de Caxias). Atende ao Rio de Janeiro e a mais onze municípios (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim).
#Vídeo - Cavalo cai e fica preso na linha do trem no ramal Deodoro
Animal ficou com as patas presas entre os dormentes da linha férrea
Um cavalo caiu na linha do trem entre as estações Sampaio e Engenho Novo, no ramal Deodoro, zona norte do Rio, na manhã desta sexta-feira (1º).
O animal ficou com as patas presas entre os dormentes da linha férrea, que fica em cima de um viaduto.
O Corpo de Bombeiros amarrou o cavalo para tirá-lo com um guincho. Por volta de 6h50, o cavalo foi içado e removido do buraco.
Mesmo com as patas machucadas, o animal conseguiu ficar de pé.
Policiais militares do Batalhão do Méier (3º BPM) também foram para o local.
De acordo com a Supervia, o resgate do animal não atrapalhou a circulação de trens.
Cavalo em shopping
Há dois meses, um cavalo machucado entrou no Carioca Shopping, em Vicente de Carvalho, zona norte do Rio, e virou atração entre clientes e funcionários.
Segundo a assessoria do estabelecimento, o animal entrou pela porta de uma das lojas que têm acesso direto para rua.
De acordo com os funcionários, o cavalo era manso e estava calmo. Os clientes fizeram carinho e tiraram fotos do bicho.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação apenas resgata animais que estiverem em situação de risco, como em um buraco ou em uma ponte.
Os seguranças do shopping conduziram o animal por uma das saídas do estacionamento.
Fonte: R7
Passageira cai em vão entre plataforma e trem na Central do Brasil
Vítima foi socorrida e encaminhada para o hospital
Uma passageira caiu na tarde desta quinta-feira (31) entre o vão da plataforma 12 da estação Central do Brasil e um trem que estava estacionado. As informações são da Supervia.
De acordo com a concessionária, outros passageiros e agentes de controle da estação socorreram a vítima e acionaram ambulância do Samu. Ela foi encaminhada para o Hospital Souza Aguiar, onde foi medicada. A passageira teve luxação em um dos braços.
A circulação de trens não sofreu alteração com o acidente.
Na quarta-feira (30) um homem caiu nos trilhos do metrô após sofrer um ataque epilético na estação Carioca, no centro do Rio de Janeiro.
De acordo com a assessoria do Metrô Rio, a eletricidade foi desligada e o sistema foi interrompido por cerca de seis minutos. O homem foi resgatado e passa bem.
#Vídeo - Homem é espancado no trem da @supervia_trens após passar a mão em mulher
Homem passa a mão em mulher dentro de trem e é espancado por passageiros
Briga começou após mulher denunciar que teria sido assediada.
Um cinegrafista amador registrou na manhã de quinta-feira (31) uma briga entre passageiros, dentro de um trem, que estava parado na estação de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro.
De acordo com os passageiros, o tumulto teria começado após uma mulher acusar um jovem de tê-la assediado. A dupla começou a discutir dentro do vagão, e, ao chegar na estação de São Cristóvão, o passageiro foi jogado para fora da composição e agredido por populares.
Agentes da Supervia (concessionária responsável pelo transporte de trens) ainda tentaram apartar a briga, mas também não conseguiram impedir a agressão ao suspeito.
Clique aqui para visualizar o vídeo
FONTE: R7
Assinar:
Postagens (Atom)