Hoje pela manhã foi uma confusão generalizada na SuperVia. Confusão esta foi causada devido a uma falha no sistema do CCO (Centro de Controle Operacional) que afetou a circulação gerando atrasos nos ramais.
Muitos passageiros desistiram de aguardar e resolveram seguir viagem pelos trilhos.
Na estação da Mangueira houve confusão. Passageiros completamente revoltados colocoram fogo em madeiras nos trilhos. Um homem chegou a ser detido pela PM e também uma pessoa chegou a passar mal.
Veja toda a matéria elaborada pela equipe do @TrensUrbanosRJ.
Assista aos vídeos:
Fotos:
Passageiros nos trilhos |
Passageiros nos trilhos |
Princípio de confusão |
Passageiros colocam pedaço de madeira para manter a porta aberta. |
Passageiros andam pelos trilhos |
Na Central do Brasil todos os quiosques se encontravam fechados. Maneira preventiva que a Concessionária adotou para evitar saques e mais confusão. Homens da Polícia Militar e Guarda Municipal faziam o reforço da segurança na Central.
Quiosques fechados como medida preventiva contra saques. |
Quiosques fechados como medida preventiva contra saques. |
A SuperVia, mesmo no momento de CAOS extremo, pede no twitter que todos tenham senso colaborativo! Devem estar de brincadeira não é?
Veja o tweet:
"Lamentamos os problemas na circulação, e esperamos que prevaleça o senso colaborativo entre todos. O trem é de vocês." @SuperVia_trens
No Tweet abaixo a SuperVia fala sobre comunicação on-line e respeito os clientes. E quem não tem este tipo de acesso? Respeito? Onde? Quando? Twitter é para a menoria, é pra quem tem um Smartphone com acesso a dados. E as pessoas de mais idade? Elas acessam twitter?
Veja o Tweet:
"A transparência e eficiência na comunicação on-line de problemas na circulação demonstra nosso respeito com nossos clientes." @SuperVia_trens
Com a confusão generalizada, passageiros indignados enviavam tweets para SuperVia, como na mensagem abaixo:
"Supervia, entre em contato com o RH da minha empresa para justificar o meu atraso." @Usuario
Resposta da Concessionária:
"Bom dia, Usuario. Você pode solicitar uma declaração na cabine do SuperVia Fone, na Central do Brasil." @SuperVia_trens
A SuperVia disponibilizou um posto de atendimento para que os clientes pudessem solicitar uma declaração para mostrarem no trabalho.
As fotos abaixo são da fila organizada para este atendimento:
Notas da SuperVia sobre o problema de hoje (20/09) pela manhã
A SuperVia informa que, por volta das 7h de hoje (20/09), uma composição que atende ao ramal Belford Roxo necessitou de vistoria técnica antes de partir da estação Central do Brasil. Devido a essa ocorrência o ramal registra atraso de 20 minutos. Os passageiros do ramal Belford Roxo estão sendo informados sobre a circulação pelo sistema de áudio.
A SuperVia informa que no período entre 7h30 e 8h de hoje (20/09) algumas composições precisaram aguardar ordem de circulação devido a problema registrado no sistema de informação (sinalização), o que gerou atraso nos ramais. O sistema já foi restabelecido e a circulação está sendo normalizada.
A SuperVia informa que por volta das 5h foi identificada uma falha na no sistema do Centro de Controle Operacional que afetou a circulação gerando atrasos nos ramais. O sistema foi restabelecido às 8h e a previsão de normalização dos intervalos em todos os ramais é as 11h30. Durante toda a manhã os trens precisaram aguardar ordem de circulação e os passageiros foram avisados através do sistema de áudio das composições. Em algumas estações, a empresa forneceu vale-viagem aos passageiros.
Por volta de 9h, um trem próximo à estação Mangueira, que aguardava ordem de circulação teve suas portas abertas indevidamente por alguns passageiros que desembarcaram na via impedindo o prosseguimento da viagem de outros trens. A concessionária acionou reforço do Núcleo de Policiamento Ferroviário (NPFer) e batalhão do local. Neste momento, não temos registro de tumulto nas estações.
A concessionária disponibiliza as salas de Atendimento ao Cliente nas estações Central do Brasil e Deodoro para os passageiros que precisam de informação ou algum tipo de declaração. A empresa também disponibiliza o 0800.726.9494 (24 horas por dia)."
Por volta de 9h, um trem próximo à estação Mangueira, que aguardava ordem de circulação teve suas portas abertas indevidamente por alguns passageiros que desembarcaram na via impedindo o prosseguimento da viagem de outros trens. A concessionária acionou reforço do Núcleo de Policiamento Ferroviário (NPFer) e batalhão do local. Neste momento, não temos registro de tumulto nas estações.
A concessionária disponibiliza as salas de Atendimento ao Cliente nas estações Central do Brasil e Deodoro para os passageiros que precisam de informação ou algum tipo de declaração. A empresa também disponibiliza o 0800.726.9494 (24 horas por dia)."
Fonte: SuperVia
Primeiramente parabenizo pela ótima matéria.
ResponderExcluirOntem pela manhã cheguei no horário de sempre na Est. Mercadão de Madureira para embarcar no B. Roxo. Parecia tranquilo so que qndo cheguei a plataforma vi que estava mt cheia. Deduzi: trem tá atrasado. O que se confirmou minutos depois com o aviso sonoro. No lado de fora nao havia nenhuma informação sobre os atrasos, achei um erro. Loguei no twitter e descobri que ja contavam com 30min de atraso. Perguntei pro agente que tava na plataforma e ele nao soube me informar o motivo. Enquanto isso varios trens pra Central e apenas um pra B. Roxo que ainda estava bem longe. Conversando com passageiros na plataforma descobri que na verdade o atraso ja tava em 1h. As 7:42 embarquei no B.Roxo cheio, incomum pq é o contrafluxo. A viagem transcorreu tranquila até B. Roxo. Lá tbm estava td tranquilo, sem quebra-quebra, sem filas do lado de fora. Estação cheia sim, mas tranquila.