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segunda-feira, 5 de março de 2012

Reunião com o @metro_rio ocorrida em 03/03: Relato do @xandy01

Segue relato enviado pelo nosso colaborador Alexandre Luiz (@xandy01) sobre a reunião no Metrô Rio ocorrida neste último sábado (03/03).


            Eu achei muito interessante o encontro promovido entre o Metrô Rio e seus clientes que são comuns seguidores nas redes sociais.
            Tivemos vários personagens que apresentaram suas áreas, tais como Inteligência de mercado, Operações, Controle de tráfego (CCT) e Centro de manutenção (CM).
            Em momento algum se esquivaram de responder as perguntas que fizemos. E fizemos muitas perguntas a ponto de atrasar a programação em 2 horas.
            Falaram sobre superlotação, Ar condicionado, Linha minhocão, Novas estações, relação com os governos, projetos abandonados, a concessão em si, manutenção e chegada dos novos trens.
            Fico evidente algo que os mais esclarecidos já sabiam. Hoje pagamos pela falta de interesse de nossos governadores em investir no Metrô como solução para a os problemas de transporte público.

            Abaixo algumas considerações:

·         Superlotação: Em 15 anos do Metrô que transportava 80 milhões de passageiros/ano passou a transportar 156 milhões de passageiros/ano com as mesmas 24 composições. Nesse período os governos que passaram investiram na construção de novas estações, mas não investiram no aumento da frota. Pelo contrato de concessão celebrado as obrigações da empresa Metrô Rio seriam apenas de manter funcionando o ativo recebido. Não havia permissão para investir em melhorias no sistema, isso era obrigação do Estado;
·         Ar condicionado: Tivemos uma explicação técnica de que cada vagão tem potência instalada de 240.000 BTU’s. Como as composições que estão em atividade não foram planejadas para trafegar na superfície a potência instalada não consegue refrigerar o ambiente na linha 2;
·         Linha minhocão: Muitos presentes criticaram a linha contínua e questionaram se o antigo projeto de uma rede de metrô foi abandonado. A resposta, em resumo, foi de que isso é responsabilidade do Estado. Ao Metrô Rio foi concedido construir 2 estações, por enquanto, Cidade Nova e Uruguai. Há interesse da empresa em construir novas estações, mas a palavra final será sempre do Governador;
·         Novas estações: As obras da estação Uruguai deve ser aberta para visitação em breve. Curioso que informaram que as estações Carioca 2 e Morro de São João só precisariam de interesse do Estado para serem concluídas e colocadas em funcionamento;
·         Relação com os governos: Muito foi dito sobre o desinteresse dos governadores em investir no metrô como solução para os problemas de transporte público. Muitas propostas foram apresentadas de novos trajetos, novas estações e investimentos que não foram aceitas pelos ocupantes do Palácio Laranjeiras. E como a empresa não tem poder de decisão, apenas acata as decisões dos nossos governantes;
·         Projetos abandonados: Lote 29: Como dito acima, a estação Carioca 2 só precisa de interesse do Governo do Estado para ser concluída, além da construção da estação Praça Vermelha que interessa a empresa Metrô Rio; Estação Morro de São João: Financeiramente não é interessante; Linha 4: Não se pronunciam, pois não são, por enquanto, os prováveis administradores desse trajeto. Lembrou-se que algumas dos projetos de BRT atualmente em construção eram, na verdade, projeto de metrô;
·         A Concessão: Até então previa exclusivamente a administração e manutenção dos ativos já existentes deixando para o Estado os investimentos. Após a prorrogação o Metrô ganhou poder para fazer investimentos, iniciou com a compra de 114 vagões para a linha 2, a construção de duas novas estações e reformulação em outras;
·         Manutenção: Durante a visita ao CM foi esclarecido que durante os horários de pico nenhuma composição fica em manutenção para reduzir o sofrimento dos clientes. Diariamente é realizada manutenção das vias e de 2 composições durante a madrugada. E foi solicitado que sempre que detectarem problemas nos vagões e forem twittar reclamando informar o número do carro, pois assim a ação poderá ser mais rápida;
·         Novos trens: Estão em trânsito da China 06 carros, ou 1 composição, que tem previsão de terminar todos os testes em Agosto desse ano. Só então as demais composições serão recebidas. Os bancos seguirão padrão mundial de posição longitudinal, serão de aço inox e terão capacidade instalada de 320.000 BTU’s, terão Gangway e o que houver de mais moderno em tecnologia para trens;
·         Relação com as empresas de ônibus: Como parceiros comerciais o Metrô Rio disse que a parte que lhe cabe é monitorar o serviço prestado e cobrar melhorias, caso as empresas não atendam o Metrô encerra o contrato e a parceira até que perceba melhorias. Lembraram-nos de que os “donos” das linhas são o empresário de ônibus e que, por isso, o Metrô Rio não pode trocar os parceiros.

         Então, como disso foi muito proveitoso. Outros assuntos foram tratados, mas acredito que ficaria ainda mais longo. O que foi dito não nos tira a responsabilidade de continuar a monitorar o serviço que nos é prestado, mas nos fez entender o processo, além de nos alertar que ou cobramos efetivamente dos responsáveis a nível governamental (Governador e Secretário de Transportes) ou vamos continuar sendo tratados como mercadoria de pequeno valor.


Comentários
12 Comentários

12 comentários:

  1. Ótima informação! Já que jogaram a batata quente nas mãos do governl, sugiro disseminar este texto, inclusive enviar uma cópia para o governo do estado. Vamos começar a cobrar medidas e respostas. Porque não há investimentos? Há quem isto interessa? As empresas de ônibus talvez? Contem comigo! Vamos mostrar a força do povo bem informado. Se a direção do Metrô Rio se propos a fazer isto é pq ele conta com a opinião pública pra poder juntos pressionar o estado e não deixar os usuários sendo feitos de palhaços e jogados de um lado para o outro enquanto nada se resolve.

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  2. Interessante, obrigado por ter dedicado seu tempo para nos fazer o relato. Monitorar o sistema de transporte e a politica de transporte exige ou exigiria uma organizacao de cidadaos, para que se possa institucionalizar as acoes e também ter um interlocutor claro. Esse poderia levar as demandas para as organizacoes governamentais. Creio que ter uma organizacao de cidadaos seria um caminho importante.

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  3. Na verdade a responsabilidade de monitorar como o Governo gasta o nosso dinheiro sempre foi nossa, o problema é que nunca nos preocupamos, nem nos organizamos para isso. Simplesmente entregamos um cheque em branco a quem ocupa o cargo de Prefeito/Governador/Presidente e esperamos 4 anos para opinar se ele foi bem ou não.
    O Cabral já decidiu que não é prioridade construir Metrô. Então cabe a nós enchermos a caixa de e-mails dos Deputados Estaduais pressionando para que ajam, mas ajam mesmo e não só façam politicagem.

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    1. Sim, nós, cidadaos, deveriamos fiscalizar, monitorar, participar... somente escrever em blogs, para jornais, reclamar com o vizinho entre outros meios e nao se engajar nao ajuda em nada. Atirar as pedras certamente é sempre mais fácil que entender o processo e tentar colaborar com propostas factíveis.

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  4. É sempre assim, um jogo de empurra entre Concessionária, Governo do Estado, Prefeitura, Secretarias de Transporte... Sempre justificam as falhas como "falta de interesse/investimento de outra parte", "aguardando autorização/liberação dos órgãos públicos", "houve um planejamento em 1920 e agora em 2012 a demanda está 875% maior"... Nunca ninguém assume a responsabilidade por nada!! Então pra quê serve a concessionária? Afinal de contas, Metrô Rio, é pra vcs que a gente paga TRÊS REAIS E VINTE CENTAVOS cada vez que giramos a roleta. Não estamos pedindo um favor, e sim EXIGINDO serviços de qualidade, estamos PAGANDO CARO por isso. Chega de ladainha!! Vale tb para a senhora Supervia.

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    1. Concordo com Charlayne. O texto pareceu menos informação (a despeito dos sentimentos de agradecimento de outros leitores) e mais matéria elaborada por uma Assessoria de Imprensa.
      Quando o texto pende muito para um lado, percebemos logo um viés. Já tirei ponto de alunos meus da Comunicação Social por textos menos neutros como esse...

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    2. Felipe, acredito que a pessoa que escreveu não seja um profissional de comunicação, e sim alguém que participou do encontro e teve a boa vontade de dividir o que foi dito no evento... O blog Trens Urbanos "sobrevive" de depoimentos reais de gente comum que depende dos transportes sobre trilhos para exercer suas funções de auxiliares administrativos, bombeiros, cozinheiros, depiladoras, esteticistas e tb jornalistas... Sou publicitária e concordo com vc em suas críticas a certos textos, mas nesse caso a situação é outra. Não é uma matéria, e sim um relato do que foi dito. Por isso peço para que reconsidere sua opinião e tente entender o propósito deste blog e da pessoa que ali postou.

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    3. Este comentário foi removido pelo autor.

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    4. O @xandy01 que colaborou com a matéria é nosso seguidor e estava lá na Reunião. Só temos que agraceder a ele pelo compartilhamento do que foi discutido na reunião.

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  5. O texto é tão positivo e cauteloso quando menciona a empresa Metrô SA (por vezes elogioso mesmo) e repete tantas vezes a ideia de desinteresse do Estado que começou a soar como argumentação enviesada... pareceu texto de Assessoria de Imprensa...
    Nada contra: só uma leitura sempre quentionante (neologismo incluso).

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  6. Dizer que a estação Sao João não é interessante financeiramente é no minimo uma falta de visão .Ali do lado fica um dos maiores shoppings do Brasil.Se o interesse era fazer a Linha 2 indo até a Carioca ,por que o Joubert Flores defendia tanto a Linha 1A???

    Ainda bem que eu não fui , não tive que ouvir abobrinhas da MetrôRio.

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  7. Oi! Apenas para me justificar e deixar claro o que tentei fazer.
    A minha ideia ao escrever esse texto era reportar o que vi, ouvi e gravei dos funcionários do Metrô_Rio, que obviamente foram elogiosos com sua empresa.
    O juízo de opinião eu não emiti, deixei que cada um que lesse interpretasse da maneira que achasse melhor.
    A minha opinião pessoal é de que o Metrô deve continuar sendo o foco de reclamação, como aliás continuo fazendo pelo meu perfil no Twitter, e o Governo do Estado o foco de cobrança.
    Do Metrô_Rio eu questiono o aumento da passagem que ocorrerá no dia 2 de Abril e proponho a vocês fazermos um DIA SEM METRÔ e do Governo eu cobro o trajeto original da Linha 4, a construção da Linha 3 e consulta a população das novas demandas por linhas.
    Aceito e entendo as opiniões sobre o que escrevi, pois entendo que quem publica algo tem que estar preparado para isso e por isso quis me explicar.
    Um forte abraço a todos e continuamos, juntos, na luta por um sistema de transporte ao menos decente.

    Alexandre = @xandy01

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