Bem-vindo!

Prezado Colaborador, Seguidor ou Visitante, seja bem-vindo!
Este é mais um canal para prosseguirmos com nossa luta por melhores condições no transporte ferroviário do Rio de Janeiro. Sinta-se à vontade para realizar comentários nos posts do blog e nos enviar sugestões.
Contamos com a sua contribuição.

Saudações, Equipe do TrensUrbanosRJ.
E-mail: trensurbanosrj@gmail.com

domingo, 29 de abril de 2012

Morador de Japeri leva quase 2 horas e meia para chegar ao trabalho no Rio



Morador de Japeri, na Baixada Fluminense, o técnico em eletricidade Paulo Roberto Santos Junior saiu de casa às 5h30, com o galo cantando. É o começo de uma maratona de quase 80 quilômetros até o trabalho, que ele levou 2 horas e 43 minutos para percorrer, como mostrou reportagem do Jornal Nacional.

Pela primeira vez, os recenseadores do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) pesquisaram o tempo de deslocamente dos brasileiros entre a casa e o trabalho.

A pesquisa mostra que Japeri é a cidade do país onde os moradores levam mais tempo para chegar ao trabalho. Das 27.329 pessoas empregadas, 20,6% levam mais de duas horas no deslocamento.

O começo do trajeto de Paulo Roberto é feito a pé: são 10 minutos até a estação de trem: "É muito mais rápido do que pegar um ônibus", diz ele.

Essa é a rotina de milhares de trabalhadores. "Ontem cheguei em casa às 22h30. Às 4h30 tô em pé. É cansativo, mas fazer o quê?", afirma uma doméstica, no trem.

As condições dos vagões são péssimas: sujeira, goteira e ar condicionado que não funciona. Mas, como a lotação é inevitável, para aliviar o calor alguns passageiros forçam uma situação de risco: viajam de porta aberta com o trem em movimento.

E só essa parte da viagem pode levar quase duas horas. Alguns tentam recuperar o sono.

A viagem de trem de Paulo Roberto atrasou: durou 1 hora e 43 minutos, 15 minutos além do previsto. Na Central do Brasil, ele ainda tem que pegar o metrô, em viagem que dura mais 15 minutos.

Mas a estação no bairro para onde ele vai não é tão perto do trabalho. E é preciso mais uma caminhada com passos apressados para não chegar tão atrasado. São mais 10 minutos de caminhada.

Depois de 2 horas e 23 minutos desde sua saída de casa até chegar ao trabalho, Paulo Roberto chegou um pouco atrasado. Para ir e voltar do trabalho, quando tudo dá certo, são praticamente 5 horas nesse deslocamento por dia, todos os dias da semana. "É estressante. Eu passo mais tempo no trânsito do que produzindo", afirma Paulo Roberto.

O censo 2010 do IBGE mostrou também que, em todo o país, 7 milhões de brasileiros levam mais de uma hora de casa até o emprego.

Entre os estados, o Rio de Janeiro é o campeão de demora nessa jornada, pois é onde há a maior proporção de pessoas que precisam de mais de duas horas no trajeto: 23,1% da população que se desloca para trabalhar.

Na comparação com outras capitais, é em São Paulo que se perde mais tempo. Lá, 31,03% dos moradores levam mais de uma hora no transporte para o trabalho.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Aí está o que muitos já sabiam: sem empregos , o povo precisa deslocar para ouros lugares à procura de trabalho. Agora, vamos ver se haverá investimentos concretos em favor dos japerienses.

    ResponderExcluir
  2. A pesquisa apresenta dado importante para a estruturacao da politica de mobilidade. Contraditório é verificar que apesar de o Rio de Janeiro contar com uma rede de transporte sobre trilhos entre as maiores do país, estar entre as piores no item "duracao da viagem". Precisamos escolher vereadores e deputados estaduais como federais que se atentem a esta informacao e queiram investimentos no sistema sobre trilhos. Cabe-nos votar em quem realmente se ocupa em estudar e buscar solucoes para nossa regiao.

    ResponderExcluir