Bem-vindo!

Prezado Colaborador, Seguidor ou Visitante, seja bem-vindo!
Este é mais um canal para prosseguirmos com nossa luta por melhores condições no transporte ferroviário do Rio de Janeiro. Sinta-se à vontade para realizar comentários nos posts do blog e nos enviar sugestões.
Contamos com a sua contribuição.

Saudações, Equipe do TrensUrbanosRJ.
E-mail: trensurbanosrj@gmail.com

quinta-feira, 22 de março de 2012

Passageiros da @Supervia_Trens mostram para Júlio Lopes que só existe um estilo nos vagões da Supervia: suado e amarrotado



Passageiros mostram para secretário que só existe um estilo nos vagões da Supervia: suado e amarrotado

 

 

Abre o olho, Julio Lopes. Passageiro vip da viagem inaugural do dragão chinês, o secretário estadual de Transportes posou todo pimpão. Nenhum fio de cabelo despenteado. Paletó impecável.

Impressionado com a elegância do político no supertrem oriental, o trabalhador carioca — que da China, na Central do Brasil, só vê o pastel e o picolé, e olhe lá — convida o responsável pela pasta para um dia de spa nas composições da Supervia.

— Já entrei num trem tão lotado que meu terno ficou agarrado na porta. Viajei preso. O secretário tem que viajar num vagão comum, no horário de pico — reclama o gerente dos Correios, Herbert Cunha, de 42 anos, morador de Olaria.

Para os passageiros que viajam, diariamente, vestidos de terno nos trens do Rio só existe um estilo: amarrotado. E suado. Todos chegam ao trabalho após verdadeira sauna dentro dos vagões.

— Tem que ser herói — resume o supervisor comercial Marcelo Corrêa de Lima, de 44 anos, que afrouxou a gravata para aguentar o calor dentro de uma composição do ramal de Gramacho em direção a Bonsucesso, onde cursa Administração à noite.

Pela manhã, é pior. Além do calor, é preciso ultrapassar obstáculos, como a desorganização. Para chegar na hora nos compromissos após os atrasos constantes do trem, só com medalha de velocista.

— Quando tenho audiência, nem pego trem. Às vezes, chegamos com 45 minutos de atraso — reclama o advogado Jorge Camargo, de 52 anos, morador de Olaria, que confere o estrago do trem no visual ao deixar a composição.

Hidromassagem? Acostumada ao balanço dos vagões, a auxiliar de serviços gerais Jussara Gomes, de 49 anos, jura que já tomou até banho a contragosto:

— Quando chove, pinga muito, o chão fica molhado. E a gente também.

E tem gente que se arrisca pelo ar-condicionado nas portas que viajam abertas. O serralheiro Fernando Silva, de 26 anos, resume o sentimento:

— Isso aqui é uma luta diária. É a lei da sobrevivência.

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

  1. Nem o Secretário de Transporte nem o Governador do Estado do Rio de Janeiro se interessam verdadeiramente pelo sistema ferroviário. Cumpre este governo o segundo mandato, ao final serao oito anos, e nao se pode crer que a politica de transporte de massa priorize o sistema sobre trilhos. Também para os eventos esportivos na cidade a prioridade sao as vias expressas em detrimento de transporte realmente de massa. A heranca dos Jogos Panamericano é inexistente no que diz respeito ao sistema de transporte sob trilhos, um exemplo lamentavel. A heranca da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpiadas de 2016 serao onibus, vias expressas e mais carros nas ruas transporte um unico cidadao em sua maioria. Herdar-se-á ENGARRAFAMENTOS. Nem a prefeitura nem o governo do estado defendem o transporte de massa metroferroviario. Temos que eleger cidadaos engajados e comprimissados com o transporte de massa sobre trilhos.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Minha.Zona.Norte, o grande legado dos eventos esportivos serão os corredores brt ao invés da expansão consciente do serviço de transporte sobre trilhos, o que é lamentável. Hoje, o usuário de transporte sobre trilhos seja ele metrô ou trem sofre com o desrespeito das concessionárias e a leniência do governo. Lamentável!

    ResponderExcluir
  3. Lamentavel a administracao dessa super via. Esses trens sao horrivelmente velhos e sempre tem atrasos. O metro nao fica atras com sua superlotacao na linha 2, e a linha 1 tambem ficara assim que terminarem a linha 4. Essa transcarioca na vedade era pra ser uma linha de metro da barra ate o galeao. Mas vao colocar porcaria de onibus pra atrapalhar ainda mais o transito.

    ResponderExcluir