Bem-vindo!

Prezado Colaborador, Seguidor ou Visitante, seja bem-vindo!
Este é mais um canal para prosseguirmos com nossa luta por melhores condições no transporte ferroviário do Rio de Janeiro. Sinta-se à vontade para realizar comentários nos posts do blog e nos enviar sugestões.
Contamos com a sua contribuição.

Saudações, Equipe do TrensUrbanosRJ.
E-mail: trensurbanosrj@gmail.com

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

#notícia - Cabral diz que assina em setembro compra de 69 novos trens



Rio - O governador Sérgio Cabral disse, nesta sexta-feira, que no dia 5 de setembro será assinado contrato com Banco Mundial para a compra de 69 novos trens da SuperVia. A declaração foi dada durante a viagem inaugural do novo trem chinês, que partiu da Estação Estácio só com funcionários do MetrôRio, autoridades — entre eles, o governador e o presidente da concessionária, Flávio Almada.

Da Estação Maracanã, a composição seguiu, aberta à população até a Estação Pavuna, dando a largada ao serviço de ‘roupa nova’. De acordo com Cabral, a inauguração desta sexta-feira é um legado para os Jogos Olímpicos de 2016. O governador disse ainda que o objetivo é aumentar de 600 mil para 1 milhão o número de passageiros que utilizam trens no Rio.

O governador Sérgio Cabral participou da viagem inaugural do novo trem chinês | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia
O governador Sérgio Cabral participou da viagem inaugural do novo trem chinês | Foto: Fabio Gonçalves / Agência O Dia


Novo trem é inaugurado

Muito além do visual moderno, o que os passageiros esperam do trem chinês é mais conforto. Com ar 33% mais potente, a composição tem televisão, painéis de LED anunciando a estação e alças pega-mão confortáveis para a altura média de um brasileiro — a 1,65 m. Há também abertura entre vagões para acomodar melhor os usuários. A nova composição promete isso e mais: reduzir a espera nas estações. Com os 19 novos trens operando, serão no máximo quatro minutos. Hoje, chega a seis.

Amanhã e domingo, o funcionamento será normal — das 5h à meia-noite sábado e das 7h às 23h domingo —, mas nos dias úteis, durante um mês, estará em sistema de operação assistida, ou seja, seguindo horários diferenciados: das 10h às 15h e das 21h à meia-noite. Ao fim desse período, passa a operar em horário integral. Quando isso ocorrer, mais dois trens chineses do metrô entrarão em operação no esquema especial.

Nas novas composições, todas com seis carros, avisos luminosos avisarão de qual lado as portas serão abertas em cada estação. Com duas câmeras de vigilância em todos os vagões, temperatura de 23 graus mesmo sob sol forte e no horário de pico, os trens transportam 1.800 passageiros.

A previsão é de que a lotação máxima reduza dos mais de sete passageiros por metro quadrado para menos de seis. Em contrapartida, menos usuários viajarão sentados. Cada vagão terá 38 assentos, em bancos paralelos ao corredor. Hoje são até 46.
Foto: Arte O Dia
Foto: Arte O Dia


Linha 4 do metrô chegará lotada em Copacabana, preveem especialistas

A Linha 4 do metrô, que ligará Barra a Ipanema, foi alvo de duras críticas de engenheiros da Coppe-UFRJ e do Clube de Engenharia do Rio. No 10º Rio Transportes, no Fundão, especialistas chamaram o traçado de ‘tripa’ da Linha 1 e previram sobrecarrega nos atuais trens.

Segundo especialistas, as composições chegarão a Ipanema e Copacabana já lotadas. O ideal, segundo os engenheiros, seria o traçado original, com ligação direta da Barra ao Centro, passando por Jardim Botânico, Humaitá e Laranjeiras. “Com um sistema em rede, você não sobrecarrega as demais linhas”, explicou o ex-secretário de Transporte e ex-presidente do Metrô Miguel Bahury.

O gerente de projetos da RioTrilhos, Heitor Lopes de Souza, lembrou que o traçado escolhido foi o de maior demanda — 120 mil pessoas a mais por dia usariam a Linha 4 em execução. Os números foram usados como argumento para críticos reforçarem a previsão de superlotação.

Reportagem: Diego Valdevino
Comentários
1 Comentários

1 comentários: