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segunda-feira, 13 de agosto de 2012

#Notícia - #SuperVia_trens investe em redes sociais + #Opinião do @TrensUrbanosRJ


Opinião da equipe do @TrensUrbanosRJ

Nós da equipe gostaríamos de parabenizar a @supervia_trens pela incrível melhora na comunicação com os passageiros. Acho que todos os nossos seguidores perceberam que alguns meses atrás todas as perguntas eram invariavelmente ignoradas, atualmente boa parte é respondida.

Este blog, como também o nosso perfil no Twitter, nasceram com o intuito de mostrar para todos os problemas que não eram vistos, que variam de simples atrasos até o descaso de colocar passageiros em risco de morte, obrigando-os a andar na linha férrea, para completar o simples objetivo de chegar em casa ou no trabalho. Depois do surgimento do nosso Twitter e do nosso Blog a @SuperVia_Trens passou a dar ouvidos aos passageiros. Antes de existirmos, as informações na rede eram desencontrados, não havia um padrão, não havia um canal único. Cada um falava o que queria, eram "gritos no escuro".

Vale lembrar um estudo realizado em 1927, conhecido como experiência de Hawthorne. O estudo chegou a conclusão que as pessoas melhoraram a produtividade na fábrica somente por saberem que estão sendo observadas, que o que elas faziam tinha um significado. Fazendo uma analogia, com esse novo canal de comunicação, a @SuperVia_Trens esta disponibilizando uma ferramenta que pode unir os passageiros, já que agora eles estão sendo escutados, observados e principalmente sendo levados a sério.

Para finalizar, temos a dizer que o lema do nosso blog e twitter não mudou, estamos aqui para mostrar o que acontece de verdade na @SuperVia_Trens, como também no @metro_rio. Pois sabemos que por mais transparente que eles sejam, uma empresa nunca fala mal de si mesma.

Tenham uma boa semana!

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Artigo original abaixo:


A SuperVia, concessionária que administra o sistema ferroviário de passageiros no Rio de Janeiro, descobriu nas redes sociais uma eficaz ferramenta de comunicação com seus clientes. O compartilhamento virtual de informações sobre o funcionamento dos trens permitiu o desenvolvimento de uma nova estratégia: a comunicação pela web 2.0.

“A transparência e agilidade na comunicação com nossos passageiros são as diretrizes que orientam nossa atuação no Twitter. Queremos estar à frente no contato com os clientes por meio da rede: ouvir sugestões, reclamações, questionamentos e informar aos passageiros sobre os serviços”, explica o gerente de Comunicação e Marketing da concessionária, Thiago Nehrer.

A SuperVia tem, hoje, mais de 9.000 seguidores no Twitter e pretende alcançar a marca de 15 mil até o fim do ano. Para atingir a meta, foi contratada uma agência especializada em conteúdo digital, a Live Content. O recém-lançado Facebook da empresa atingiu em uma semana a marca de 140 seguidores.

“O objetivo é mostrar para este público que a nova gestão da concessionária está empenhada em solucionar questões demandadas por eles no dia a dia no que tange à circulação, conservação de estações e investimentos”, explica Thiago. Algumas reivindicações já foram atendidas, como reclamações sobre a temperatura do ar-condicionado, problemas com equipamentos de áudio e escada rolante. Há casos em que o passageiro acionou a empresa por meio do Twitter e a queixa foi solucionada antes do fim da viagem.

O sucesso desta interação só é possível frente às melhorias obtidas com investimentos comprometidos pela empresa, da ordem de R$ 2,4 bilhões, em parceria com o Governo do Estado. Desde março, foram colocados dezessete novos trens em circulação, um adicional de 100 mil lugares. As estações também ganharão melhorias e serão modernizadas conforme os padrões de acessibilidade até 2020. No início de 2012 foi inaugurado o novo Centro de Controle Operacional, resultado de um investimento de R$ 40 milhões que permite maior agilidade e segurança ao controle de tráfego.

A estratégia de atuação nas redes segue o mesmo conceito da atual campanha de marketing da concessionária, assinada pela Tátil. A campanha “Transforma Trem” aposta na contribuição dos passageiros para aprimorar os serviços e os convida a enviar sugestões pelo hotsite (www.transformatrem.com.br), além de conhecer todo o processo de renovação da empresa, controlada pela Odebrecht Transport. Em menos de um mês nas ruas, cerca de 3 mil sugestões já foram recebidas pela empresa.

Sobre a SuperVia

A SuperVia atua em uma malha viária de 270 km que em cinco ramais com 99 estações (a centésima está sendo construída no Corte 8, em Duque de Caxias) atravessa o Rio de Janeiro e mais onze municípios da Região Metropolitana (Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Queimados, São João de Meriti, Belford Roxo, Japeri, Magé, Paracambi e Guapimirim). Os trens da SuperVia transportam, em média, 540 mil passageiros por dia útil. No dia 6 de junho foi alcançado o recorde de 570.119 passageiros. Hoje, a frota em operação é composta por 167 composições.

Fonte: SEGS
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