Bem-vindo!

Prezado Colaborador, Seguidor ou Visitante, seja bem-vindo!
Este é mais um canal para prosseguirmos com nossa luta por melhores condições no transporte ferroviário do Rio de Janeiro. Sinta-se à vontade para realizar comentários nos posts do blog e nos enviar sugestões.
Contamos com a sua contribuição.

Saudações, Equipe do TrensUrbanosRJ.
E-mail: trensurbanosrj@gmail.com

terça-feira, 20 de março de 2012

A primeira viagem do novo trem chinês

Cheguei hoje por volta de 13h30 na estação Central e fui surpreendida com a notícia de que o novo trem faria sua viagem inaugural em alguns minutos. Eu estava indo para Padre Miguel, e o trem ia somente até Deodoro, mas eu não poderia perder essa oportunidade!



O novo trem chinês é aparentemente parecido com os coreanos, que são os modelos mais novos em circulação. Por fora, o novo trem já está identificado com o adesivo do vagão feminino e ainda sem publicidade, apenas com a logomarca do Governo do Estado. Por dentro, tive a impressão de que é menor, os corredores parecem mais estreitos.

Fora isso, nada de muito diferente, tem o mesmo padrão dos bancos, sempre de dois em dois, ou com três lugares (preferenciais). O ar condicionado foi bem eficiente, mesmo nesse horário (resta saber se vai dar vazão no "horário de pico", com o vagão cheio). Tem bagageiro (algo que eu acho importantíssimo), letreiro em LED informando as estações e a "voz" que anuncia o trajeto fala em português e em inglês, parece até aeroporto!
Foi legal ver a reação dos passageiros! Não teve quem não se admirasse, todos os passageiros esboçaram surpresa, alguns com esperança e outros com desconfiança... Muitos diziam que "não ia durar muito tempo", "que isso só ia funcionar na copa" e que era "trem pra turista ver"...
Apesar da minha satisfação com a novidade, uma situação me incomodou: uma passageira cadeirante precisou da ajuda de outro passageiro para desembarcar... Ou seja, não adianta investir em novos carros se não há investimento em acessibilidade!




Enfim, minha breve conclusão é de que o novo trem parece ser agradável. Agora é esperar para ver se a operação da Supervia será eficiente em seu investimento e se a população colaborará com o bom funcionamento dos novos trens, afinal de contas, de nada adianta comprar novos veículos se os passageiros não fizerem bom uso deste benefício.


Supervia... Estamos de olho!
Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Muito obrigado por seu relato Charlayne. Nao houve um ato da empresa nem do governo para pôr o trem em uso, digo propaganda. Como você, espero que esse trem seja o padrao para o sistema. O mesmo foi comprado com o nosso dinheiro, é nosso. Mas como bem sublinha, apenas investir em vagoes nao basta, a infra-estrutura das estacoes e do seu entorno é fundamental para êxito dos investimentos. Quanto aos usuários é preciso campanhas educativas, combinadas a constante manutencao e vigilância da empresa concessionária como também a colaboracao da populacao denunciando vandalismo para que o nosso investimento dure o maior tempo possivel. Minha Zona Norte/www.visaosuburbana.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Espero que o sistema melhore e os usuários colaborem!

    ResponderExcluir
  3. Eu também estive na primeira viagem desse trem. Realmente é muito bonito, o ar da vazão (pelo menos naquele horário deu). A voz da mulher que fala em português e inglês me surpreendeu (o que vai ter de gente gastando inglês na copa, rsrs). As "prateleiras"também são um luxo só. Como você, também achei os corredores mais estreitos. Mas vamos que vamos. Vamos cuidar e pedir que a população também cuide. Afinal, R$2,90 é meu café da manhã.

    ResponderExcluir
  4. Eu vi fotos e li sobre esse novo trem, mas o que realmente me preocupa é se as pessoas que o irão utilizar terão educação. Se elas não irão furtar as Tvs de Led, destruir painéis, arranhar os vidros e travar as portas, sempre com a desculpa da superlotação.
    Vejo isso nos trens coreanos e não gostaria de ver nos novos trens chineses.

    ResponderExcluir